FacebookTwitter
sep 182017
 

21.09.2017 – 20.10.2017

A

Convidamos todxs para a abertura da exposição ESTE MESMO CORPO, que encerra o segundo ano do Arte e Ativismo na América Latina, um projeto da Despina com suporte do Prince Claus Fund. É na próxima quinta-feira, dia 21 de setembro, a partir das 19 horas.

A

Nesta edição, três artistas foram selecionados para participar de uma residência na Despina e vêm explorando, nos últimos dois meses, ações que se desdobram a partir das relações entre corpo e política, tomando o espaço como plataforma pública para o redimensionamento de nossa esfera de convivência.

A

O corpo negro, branco, feminino, masculino, queer ganha contornos difusos, violentos, eloquentes, plásticos ou mesmo místicos nas proposições de Mariela Scafati, Carlos Martiel e Cristiano Lenhardt, artistas egressos respectivamente de Buenos Aires, Havana e Recife, cidades tão distintas quanto particulares nas suas manifestações culturais e em suas relações com o passado colonial, o presente de instabilidade política e um futuro de incertezas.

A

Em pleno século XXI, a plasticidade atribuída aos homens é levada ao limite do suportável, quer na política, quer na natureza, tensionando noções de futuro e desafiando padrões de convivência social, num jogo de poder tão perverso quanto inevitável no curso do processo histórico travado pelo Ocidente em sua épica narrativa de conquista, poder e destruição.

A

Neste contexto, o corpo é a célula mínima e máxima do organismo político, é a um só tempo a instância de resistência, de prazer e de sofrimento, capaz de carregar em si toda a história humana, individual ou coletiva. O corpo é posto à prova, ele demanda e oferta a dimensão do possível e do impossível em batalhas travadas no ritmo diário, desafiando as próprias leis de nossa sobrevivência.

A

(more info here)

A

Despina | R. Luís de Camões, 2 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20051-020, Brasil